O que existe é a mudança. Sempre vai haver mudança, sempre vai mudar.

Tendemos a julgar, a escolher, a condenar. Tudo isso acontece dentro do plano mental. Não queremos a mudança, o ego não quer a mudança, ele a condena, não a aceita, ele tem medo. O ego é construído em cima do medo, logo, a mudança não é bem-vinda para ele.

Porém, o que existe neste mundo é a mudança. Não há outra coisa. Estamos mudando o tempo todo. Nestes tempos em que vivemos, a mudança é cada vez mais acelerada. Profissões estão se tornando obsoletas e novas estão nascendo, atividades deixam de existir para que outras possam nascer, vivíamos em escritórios e eles se tornaram obsoletos, estão sendo cada vez menos usados… e tudo vai caminhando, tudo vai se acelerando. Logo em breve, ser motorista de carro não vai ser mais uma opção.

Talvez leve algum tempo, talvez leve uma década, talvez leve mais. Mas está acontecendo, a mudança não para. O planeta continua a mudar, as condições ambientais onde vivemos estão mudando, as chuvas estão se distribuindo de forma diferente, e tudo vai mudando. A única coisa que não muda, como diz o ditado, é a própria mudança.

Portanto, mudar para pior é meramente uma condenação do mental, é um julgamento, é uma distorção. “Ah, eu perdi o emprego”. Ele deixou de existir, o trabalho que eu tinha, eu não tenho mais, então eu não tenho subsistência. “E agora, como é que eu faço?!”. Bom, isso exige que eu tire a bunda da cadeira – perdoe a expressão -, vá procurar alguma outra coisa para fazer e encontre um novo movimento de vida. Ao encontrar o novo, eu estou me desdobrando, me desenvolvendo.

Pode parecer, muitas vezes, que não melhorou, que mudou para pior, não melhorou de fato. “No trabalho que eu tenho hoje, eu ganho menos”. Mas será que mudou para pior? Tudo mudou e eu tenho que viver uma nova realidade, aceitar uma nova realidade, encontrar um novo caminho.

Essa condição de melhora ou de piora, é meramente uma questão mental. A mudança sempre vai acontecer, portanto, o único caminho dentro deste universo de mudanças é confiar no coração, e que cada mudança que vem é para gerar um novo aprendizado, e isso é sempre bom, isso sempre é melhor.

Sempre que você permite um novo aprendizado, uma nova busca, uma nova jornada, o coração vai te levar para o lugar que você precisa, mesmo que o ego não goste disso. Não há como escapar da mudança, ela está acontecendo e ela é avassaladora para todos nós. Portanto, reverencie a mudança, aceite a mudança e caminhe com ela, use o seu coração para encontrar os caminhos.

Que assim seja!

 

Dhyan Deepak

Terapeuta e Coordenador de Os Corpos da Alma